VOCÊ ADORA IMAGENS? SAIBA MAIS.

IMAGENS? QUEM?  EU NÃO ADORO IMAGENS.

Desde que me entendo por cristão, desde que senti de verdade o Amor desse Deus que me chama de filho e me leva nos braços nesse caminho louco que é seguir a Cristo, que por muitas vezes amigos meus que mudam de religião (pois conversão não é ir de galho em galho mudando dessa denominação religiosa pra aquela ou ficar de lá para cá ) que eles com tão pouco tempo de "conversão" se colocam como teólogos e me fazem a mesma acusação: VOCÊS ADORAM IMAGENS. Foi por isso que pedi ao Diácono Marcos que me desse alguns texto e passagens da bíblia pra que vocês, meus irmãos de fé pudessem também se aprofundarem e ficarem mais preparados, não para começarem uma guerra contra quem quer que seja mas para que façamos como o Pe Zezinho fala; "DEVO ME PREOCUPAR EM SER UM BOM CATÓLICO, CONHECENDO E AMANDO A FÉ QUE PROFESSO", então, vamos lá.

O QUE É IMAGENS?
Imagem: palavra que originalmente vem do latim, IMAGINARE, que significa representação de um ser pelo desenho, gravura ou escultura; assim são imagens, uma estátua, uma pintura, uma fotografia.

O QUE É ADORAR?
Adorar: também vem do latim, adorare, que significa prestar culto máximo a divindade (latria) amar extremamente e reconhecer Deus como único Criador e Senhor do Universo.

O QUE É VENERAR?
Venerar: igualmente vem do latim, venerare, significa reverenciar, ter em grande consideração, respeitar, honrar. É culto dado à Virgem Maria e aos santos.

O QUE É ÍDOLO?
Ídolo é tudo aquilo que toma ou ocupa o lugar de verdadeiro Deus (Ex 32,1-5;Sl 105,19-20).
Os maiores ídolos de hoje são o dinheiro, o prazer, o acúmulo de bens; quando causam injustiça e morte.
Na Bíblia, ídolo e como um nada, é igual a esterco.


SEGUNDO DIA:

POR QUE DEUS PROIBIU FAZER IMAGENS?
Porque muitos povos vizinhos do povo de Israel adoravam estátuas de vários deuses (cobra, bezerro, baal, madruc). Enquanto o Povo de Deus  é chamado a adorar Javé, o Deus único de Israel.

POR QUE DEUS MANDOU FAZER IMAGENS?
Porque as imagens sagradas não são ídolos e não tomam o  lugar de Deus. Elas são representações de pessoas santas que nos ajudam a entrar em comunhão com Deus são como setas que nos apontam o Caminho que é Cristo.
(Ex 25,18-22;Ex 37,7-9; Nm 21,4-9)

NO TEMPLO DE DEUS EM JERUSALÉM, HAVIA IMAGENS DE ESCULTURA?
Sim, o templo de Deus, construido ricamente pelo rei Salomão tinha muitas imagens, inclusive, imagens gigantes. (1 Rs 6,23-36, 2Cr 3,10-14)

QUAIS OS TEXTOS BÍBLICOS QUE FALAM SOBRE IMAGENS?
-EX 25, 18-22; Ex 37,7-9 - Deus mandou fazer imagens de querubins;
-Nm7,89; 2Sm 6,2 - Deus fala a Moisés do meio de duas estátuas de querubins;
-Nm 21,4-9 - Deus manda Moisés fazer uma serpente de bronze;
-1Rs 6,23-35; 2Cr3, 10-14. Ez 41,17-20 e Ez 43,4-6: O templo de Deus, em Jeruzalém, esta cheio de imagens de esculturas de bois, leões, imagens, palmeras e querubins.
-Jo 3,14- Jesus reconhece o valor imbólico e religioso da serpente de bronze que é citada em Nm 21, 4-9 a qual já era uma prefiguração do Cristo na Cruz


TERCEIRO DIA:

POR QUE SE USA IMAGENS NA IGREJA CATÓLICA?
Porque a imagem de uma pessoa santa que viveu intensamente a fidelidade ao Evangelho, a Cristo, a Igreja e a sua vocação é modelo que deve ser imitado por todos os cristãos no seguimento de Jesus.
Nesse caso, a imagem não tem nada a ver com ídolo porque não toma o lugar de Deus, mas aponta para Ele.

O QUE A IGREJA ENSINA SOBRE AS IMAGENS SAGRADAS?
''As santas imagens, quer pintadas quer esculpidas, sejam exportas, assim como a cruz, nas igrejas, nos vasos sagrados, nas paredes, nas casas, nas ruas, porque isso nos recorda e nos leva a amar Jesus Cristo, sua mãe, os apóstolos, os santos, Seja lhes prestada veneração e respeito, mas não adoração que só a natureza divina é devida.'' (VII Concílio Ecumênico de Nicéia/ano de 787)

E ainda: ''Firme permaneça os costumes de propor nas igrejas as sagradas imagens à veneração dos fieis; com tudo, seja exportas com moderação quanto ao número, com conveniência quanto a ordem, para que não cause admiração ao povo cristão, nem favoreçam devoções menos corretas, ''SC n0125 (Concílio do Vaticano II - ano 1962/1965)

QUARTO DIA:

QUANDO SURGIRAM AS IMAGENS DA VIRGEM MARIA E DOS SANTOS?
Surgiram nos primeiros séculos do  cristianismo, sobretudo, na época da perseguição do império romano contra os cristão que escondidos nas catacumbas de Roma pintavam e esculpiam sobre os túmulos dos mártires as imagens de Jesus Bom Pastor e Maria, dos apóstulos, de cenas bíblicas e dos próprios mátires, por tanto as imagens fazem parte da riqueza da nossa tradição Cristã e Católica.
''Antigamente Deus que não tem corpo nem aparência não podia ser absoluto representado por uma imagem. Mas agora que se mostrou posso fazer imagem daquilo que vi de Deus(...) Com rosto descoberto contemplamos a glória de Senhor''. (S. João Damasceno, imag. 1,16-93 - obra  citada in CIC N 1159)

TER IMAGEM EM CASA É PECADO?
Claro que não se assim fosse seria pecado ter a foto da mãe, do irmão etc.

NÃO TER IMAGEM EM CASA É PECADO?
Também não, porque para o cristão católico o importante não esta na imagem mas no coração, porém é recomendável que que se tenha em casa a cruz e as imagens de Jesus e de Maria como símbolos da nossa fé.

QUINTO DIA:

O QUE É SER SANTO?

O Só Deus é Santo! (Is.6,3), porém nós, pela encarnação de Jesus e pela graça do Santo Batismo participamos da santidade de Deus. Santa é a pessoa que vive com fidelidade o seu compromisso batismal, guiada pelo Espírito Santo obediente à palavra de Deus, que pôe Deus acima de tudo e vive a sua fé dentro da igreja! O próprio Deus nos faz esse convite: ''Sejam santos, porque eu, Javé, o Deus de vocês sou santo''. (Lv 19,2; 1Pd1,13-16). Segundo a Bíblia, os santos não morrem, mas estão de pé, dia e noite diante do trono de Deus numa celebração sem fim.(Ap 7,9-17). A igreja nos ensina:''Os santos sejam cultuados na igreja segundo a tradição. Suas relíquias e imagens sejam tidas em veneração. Pois as festas dos Santos proclamam as maravilhas de Cristo operadas em seus servos e mostram aos fieis os exemplos oportunos a serem imitados''(SC n. 111- Concílio Vaticano II)

Obrigado a vc que participou desse estudo e deu oportunidade para que a nossa fé se fortaleça sempre mais, pois temos em nossa igreja riquezas imensas que nos levam a perceber como Deus nos mostra como ser firme não só naquilo que escolhemos, mas naquilo para que fomos chamados ser santos.

Terminando aqui o estudo gostaria que vocês acessacem o vídeo abaixo e tirassem suas próprias conclusões.  Deus abençoe a todos e em breve teremos mais estudos.