terça-feira, 28 de outubro de 2014

SE PROSTRAR É A MESMA COISA QUE ADORAR? PARTE II

                 SEGUNDA PARTE DA FORMAÇÃO



Os gentios se prostrariam à Jerusalém:
Também virão a ti, inclinando-se, os filhos dos que te oprimiram; e prostrar-se-ão às plantas dos teus pés todos os que te desprezaram; e chamar-te-ão a cidade do SENHOR, a Sião do Santo de Israel. (Is 60:14)

Josué se prostra perante um objeto santo:
Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças. (Jos 7:6)

Hebreus se prostraram ao Senhor e ao Rei:
Então disse Davi a toda a congregação: Agora louvai ao SENHOR vosso Deus. Então toda a congregação louvou ao SENHOR Deus de seus pais, e inclinaram-se, e prostraram-se perante o SENHOR, e o rei. (1Cr 29:20)

Davi se prosta diante do Anjo:
E, levantando Davi os seus olhos, viu o anjo do SENHOR, que estava entre a terra e o céu, com a sua espada desembainhada na sua mão estendida contra Jerusalém; então Davi e os anciãos, se prostraram sobre os seus rostos. (1Cr 21:16)
Confira mais exemplos em (Num 22:31); (Juízes 13:20); (1Sm 25:23); (1Re 1:53); (1Re 18:7); (Mat 18:25-26); (Exo 18:7); etc... a MUITOS e MUITOS outros exemplos...

Mas você pode ser perguntar e em (Apo 22:8); (At 10:25-26) Onde ao se prostrarem João e Cornélio foram repreendidos.
Nesses casos específicos eles tinham a intenção de coração de adorar, então cometeram um erro e foram repreendidos, porem o erro não estava em se ajoelhar, mas na idolatria.

São João se prostrou ao anjo e foi repreendido:
E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. (Apo 22:8)

*Observe que essa atitude de João foi errada pois a intenção do coração foi ADORAR e por isso o ajo reprendeu João

E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. (Apo 22:9)

Nesse caso, a repreensão a São João não foi pelo fato dele se prostrar perante o anjo, mas em fazer isso para adorar o anjo. Nos casos anteriores prostraram-se perante o anjo, mas não para adorá-lo. E então não sofreram repreensão nenhuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário