sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Por que Cristo quis permanecer presente na Eucaristia?



eucaristiawwbimg4A presença do Senhor no Sacramento Eucarístico foi querida por Ele próprio, para estar próximo ao homem e nutri-lo de Si mesmo, para permanecer na comunidade eclesial. Por isto, a Fé nos pede que estejamos diante da Eucaristia sabendo que estamos diante do próprio Cristo. É a sua presença que dá às outras dimensões deste Sacramento: Baquete, Memorial da Páscoa, antecipação escatológica um significado que vai além do puro simbolismo. A Eucaristia é Mistério de Presença, por meio do qual se realiza de modo incomparável a promessa de Jesus de estar conosco até o fim do mundo. É um sinal consolador do amor, do poder e da divindade do nosso Divino Salvador. Ele quis entrar em união íntima com os fiéis de cada geração e quis fazê-lo de um modo que satisfizesse a nossa natureza de espírito encarnados (constituídos por corpo e alma).o segredo da sagrada eucaristia

<<A Igreja vive do Cristo Eucarístico, por Ele é nutrida, por Ele é iluminada. A Eucaristia é mistério de fé e, ao mesmo tempo, “mistério de luz”. Sempre que a Igreja a celebra, os fiéis podem de certo modo reviver a experiência dos dois discípulos de Emaús: “abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-no” (Lc 24, 31). […] Ao pedido dos discípulos de Emaús para que permanecesse “com eles”, Jesus respondeu com um dom muito maior: mediante o Sacramento da Eucaristia achou um modo de permanecer “neles”. Receber a profunda com Jesus “permanecei vós” (Jo 15, 4)>> (Ecclesia de Eucharistia, 6, 19).

O que são as espécies eucarísticas?

Com o termo espécie eucarísticas indicam-se as características sensíveis (aquelas que o gosto, o tato, a vista podem perceber: a cor, a forma, o peso…) do pão e do vinho, isto é, suas propriedades físicas, químicas e nutritivas.

Depois da consagração, o pão e o vinho mantêm inalteradas as suas características sensíveis, mas em toda sua substância (na sua essência, na sua identidade mais íntima e profunda), e nela somente, não são mais pão e vinho, mas o Corpo e o Sangue de Cristo.

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