quarta-feira, 21 de maio de 2014


SANTO DO DIA 21

Nascido em 29 de maio de 1877, Padre Manuel Gomes Gonzalez em São José de Riberteme, Província de Fontevedra.
Foi ordenado sacerdote em 24 de maio de 1902, veio ao Brasil e foi nomeado pároco da Igreja Nossa Senhora da Luz, em Nonoai, no Rio Grande do Sul.
Na páscoa de 1924, Padre Manuel recebeu carta do Bispo de Santa Maria, pedindo que fosse ao Regimento do Alto Uruguai, fazer a páscoa dos Militares e depois fosse até a colônia Três Passos, para atender aos colonos de origem alemã, que estavam esperando missa, batizados e a bênção do cemitério. Padre Manuel convidou o seu coroinha Adílio Daronch que o acompanhasse num longo itinerário pastoral, a serviço da Paróquia de Palmeira das Missões.
 "santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado". Essa era uma das frases marcantes desse santo homem.
A caminho de Três Passos, ao chegar em "Feijão Miúdo" o coroinha Adílio e o padre Manuel foram surpreendidos por anticlericais e inimigos da religião. Foram levados para o mato, amarrados em árvores e fuzilados. Era o dia 21 de maio de 1924.

Os próprios colonos que encontraram os corpos amarrados em uma árvore os enterraram. Em cima da cruz da sepultura, escreveram:  ‘’mártires da fé, verdadeiros santos da Igreja, assassinados a 21 de maio de 1924’’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário