segunda-feira, 26 de maio de 2014

SANTO DO DIA




SANTO DO DIA 26 DE MAIO - SÃO FELIPE NERI


A frase bem-humorada é de Filipe Néri, ''Contanto que os meninos não pratiquem o mal, eu ficaria contente até se eles me quebrassem paus na cabeça." era um sinal boa vontade em colocar no caminho correto as crianças abandonadas do que nessa disposição?  que assim respondia quando reclamavam do barulho que seus pequenos abandonados faziam, enquanto aprendiam com ele ensinamentos religiosos e sociais.

Nascido em Florença, Itália, em 21 de julho de 1515, Filipe Rômolo Néri pertencia a uma família rica: o pai, Francisco, era tabelião e a mãe, Lucrécia, morreu cedo. 

 Bondade, lealdade e inteligência, esas eram virtudes que trazia consigo desde pequeno e causava surpresa a todos que cruzavam seu caminho. foi para São Germano, trabalhar com um tio comerciante, mas não se adaptou nessa época tinha 18 anos. Em 1535, aceitou o convite para ser o tutor dos filhos de uma nobre e rica família, estabelecida em Roma onde estudou filosofia e teologia com os agostinianos.

Tinha uma profuda alegria em sua alma em ajudar os pobres e principalmente os orfãos. Se ordenou aos trinta e seis anos, antes disso fundou uma fraternidade que se chamava Confraternidade da Santíssima Trindade que assistia aos pobres e peregrinos doentes.

Só aos setenta e cinco anos passou  a se dedicar totalmente ao seu ministério do confessionários e à direção espiritual. Morreu no dia 26 de maio de 1595 São Felipe Neri é chamado, até hoje, de ''santo da alegria e da caridade''. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário