quarta-feira, 20 de agosto de 2014

DÉCIMO MANDAMENTO DA LEI DE DEUS

Décimo mandamento: “Não cobiçarás coisa alguma que pertença ao teu próximo”.

Aqui neste mandamento está prescrito que não é legítimo e oportuno cobiçar e querer os bens ou “direitos” que pertencem ao próximo, tais como: a casa, o carro, o boi, o jumento, a propriedade, a mulher, o servo, a serva, etc., os quais, foram conquistados por direito, ou com o suor do seu trabalho.

Este mandamento proíbe a ambição desregrada, nascida da paixão imoderada das riquezas e do poder, que leva a um vício capital: a inveja, que pode ser combatida pela benevolência, humildade, confiança e abandono à Providência Divina. O desapego das riquezas é requisito essencial para entrar no Reino dos Céus (Lc 6, 20). Deus é um Pai exigente em relação à salvação das almas, mas é também muito zeloso no que se refere ao bem-estar material de seus filhos providenciando os bens materiais de que necessitam. “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua Justiça e tudo o mais vos será dado como acréscimo” porque “Vosso Pai Celeste sabe do que necessitais” (Mt 6, 33 e 32).

Estes dez mandamentos se encerram em dois: “Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo” (Mc 12, 29-31).

“Fizeste-me conhecer os caminhos da vida, e me encherás de alegria com a visão da Tua Face” (At 2, 28).

Dias anteriores clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário